quinta-feira, 6 de junho de 2013

Depoimentos de Leitura e Escrita

Eu vim de uma família de quinze irmãos, muito humilde, morava na roça , não tinha livros pra ler, mas como os  meus  pais não sabiam ler nem escrever, todas as noites eu rezava o terço e lia a bíblia para todos. Naquela época os meios de correspondência eram por cartas e todas que eram recebidas na minha casa escritas pelas minhas irmãs que moravam fora eu lia e respondia e assim fui pegando o gosto pela leitura e também praticando a escrita. Aos dez anos eu escrevia cartas para todos da família e vizinhos, mas o meu pai não me deixou continuar os estudos. Para ele saber ler e escrever era o suficiente e isso eu já sabia. Dezoito anos depois, saí de casa para trabalhar e estudar.Sou apaixonada por livros e procuro passar para os meus alunos a importância da leitura e escrita na vida de cada um de nós. Eu digo a eles que lendo descobrimos nossos próprios pensamentos. Várias vezes ao passar uma atividade contextualizada em sala de aula me deparo com o seguinte questionamento: Professora, isso é matemática? E eu respondo: sim, matemática não é só cálculo, mas também leitura e interpretação. Na minha opinião, o hábito da leitura, não só nas aulas de português como em todas as disciplinas deve começar ainda nos primeiros anos da vida escolar, só assim chegarão no 6º ano (5ª série) sabendo que na matemática também tem atividades contextualizadas. Eu trabalho com situações problemas e textos matemáticos enfatizando bem a importância da leitura e escrita na vida de cada um dos meus alunos.Com a conscientização sobre a importância  da escrita e leitura tenho certeza que com o tempo teremos bons resultados. Trabalho numa escola à 4 anos  e com o incentivo à leitura à cada ano cresce o número de leitores.

EDWIGES DO NASCIMENTO SANTOS




Eu me lembro muito bem que minha mãe, que era profesora primária na época, foi quem alfabetizou eu e minha prima Magna. 
Foi uma alegria tão imensa, poder aprender as primeiras palavras, escrever meu nome, tudo era novo, era lindo na minha vida.
Com o tempo, já na escola, fui gostando mais de ler e escrever. Sempre que um professor, podia ser de qualquer disciplina, pedisse para alguém ler um texto, lá estava eu com a mão levantada e dizendo que eu queria ler. Aí ele deixava. E foi assim que fui gostando cada vez mais da leitura. 
Nas aulas de redação, não importava o tema, eu até que ia muito bem. E depois de pronta, ele pedia que a gente lê-se na frente para os colegas. E quando chegava a minha vez, eu  mesmo com vergonha, lia para os meus colegas, toda a minha imaginação e sentimento que havia escrito.
Hoje sinto muitas saudades do meu tempo de escola, e de um professor de Português que se chamava Vagner, que era escritor também. Ele me ensinou a ter gosto pela leitura e pela escrita. 
Mesmo com tempo curto procuro sempre estar lendo. Pois a leitura me faz dar valor há muitas coisas que antes eu não dava.
E nesse momento estou lendo o livro A Cabana, que ganhei de uma aluna de presente. 

CRISTIANE MARQUES VITO





A partir dos 11 anos, comecei a ler gibis e a colecionar revistas. Na 5ª série li o meu primeiro livro que foi Clarissa de Érico Veríssimo. Ao ler este livro me senti a personagem Clarissa e, digo, este livro foi muito marcante em minha vida. Continuei lendo outros livros solicitados na disciplina de Português nesta e demais séries da minha vida escolar. Hoje, leio o que é pertinente à minha disciplina.

DIONICE FERREIRA CRUZ

7 comentários:

  1. A leitura sempre foi e será muito importante para mim. Gosto muito de envolver meus alunos com textos que tenha a Matemática.Ler é tudo com ele vc compreende e escreve melhor.

    ResponderExcluir
  2. O maior desafio da escola é fazer com que os alunos sejam leitores fluentes. E só com a leitura eles conseguirão buscar informações e aprender.Por isso na minha opinião a leitura deve ser um objeto de preocupação na aula de matemática.

    ResponderExcluir
  3. A leitura e a Matemática
    É muito importante vermos em jornais, revistas e folhetos de propaganda, a Matemática. Com esses recursos podemos mostrar que a Matemática está presente em nosso cotidiano e que ela é muito útil no dia-a-dia das pessoas e que também é uma forma de linguagem.
    Os alunos podem melhorar na resolução de problemas, lendo interpretando textos, que contenham dados numéricos e com esse dados formular problemas e em seguida resolvê-los.
    Uma forma de trabalhar a escrita, é através dos gráficos, tabelas, depois de interpretá-los oralmente, pedir que os alunos façam uma redação descrevendo o que entendeu. Isso é muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Alguns depoimentos de pessoas importantes da história

    "Um matemático que não é também umpouco de poeta nunca será um matemático completo." ( K. Weierstras)

    " A Matemática pura é, a maneira, a poesia das idéias lógicas."
    ( Albert Einstein)

    " A palavra é o domínio sobre o mundo." ( Clarice Lispector)

    " Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo, e nunca se arrepende." ( Leonardo da Vinci)

    " O Universo não pode ser compreendido a menos que primeiro aprendamos a linguagem no qual ele está escrito. Ele está na linguagem matemática e os seus caracteres são os triângulos, o círculo e outras figuras geométricas, sem as quais é impossível compreender uma palavra que seja dele: sem estes, ficamos às escuras, num labirinto escuro." ( Galileu Galilei)

    ResponderExcluir

  5. POEMA MATEMÁTICO


    Fiz um calculo exato para conquistar meu amor,
    Com a circunferência de um raio de emoção.
    Calculei milimetradamente suas arestas,
    Com o tempo de vida do meu coração

    Descobri meu amor na matemática,
    Numa operação somei sua virtude,
    Logo diminui seus defeitos,
    Multiplicando a sua personalidade

    Como professor de matemática que sou,
    Fiz uma conta exata, que nada sobrou.
    Sua baixa verticalidade foi igualada,
    Com horizontalidade do ninho do nosso amor.

    Quando começamos usei a aritmética.
    Com a chave do tempo fizemos um conjunto.
    A soma de nossos sentimentos era o universo.
    E a paixão veio forte, em progressão geométrica

    Dividi comigo a sua tristeza, alegria e emoção.
    Tangenciei uma perimetral na sua fonte.
    Lotiei seu corpo em formas arredondadas.
    Para que coubessem no meu coração.

    (Zédio Alvarez)

    ResponderExcluir
  6. A leitura sempre fez parte de mim, eu olhava livros, quando pequena, sem saber o que eles continham, nas letras - eu nem as conhecia, então tentava adivinhar os desenhos... entender a história através das figuras, e a imaginação viajava longe...

    ResponderExcluir
  7. Na verdade não dá pra desassociar a leitura da matemática. Quem não souber ler não saberá matemática, não saberá entender matemática.

    ResponderExcluir