terça-feira, 18 de junho de 2013

Plano de aula: Geometria através do Tangram

Tema: Geometria através do Tangram

Objetivos gerais:
*  Trabalhar a geometria de forma dinâmica, com material concreto.
Objetivos específicos:
*  Através das figuras planas, o aluno deve comparar, analisar áreas, ampliar conceitos, montando figuras, números e palavras.
Justificativa:
* Levar o aluno a compreender e analisar de forma contextualizada os conceitos de áreas, perímetro, ângulos, retas, faces, arestas, vértices e frações.
Metodologia:
* Trabalhar com dobraduras, montagem com figuras planas, painéis confeccionados com as peças do Tangram e construção de textos em cima do que foi feito nos painéis.
* Comparar áreas através do raciocínio conjectural e potético em grupo.
* A História da Matemática.
Recursos:
* Folha de dobradura, régua, transferidor, tesoura, cola, cartolina.
Público alvo:
* 9º ano
Tempo estimado:
* 1 bimestre.
Avaliação:
*Participação individual ou grupo.
* Organização
* Interação da equipe
* Precisão de medidas e cálculos
* confeccção dos painéis
* Histórias criadas pelos alunos.
* apresentação do produto final.
Produto final:
* Exposição das figuras e dos painéis com suas histórias escritas.





Elaborado por CRISTIANE MARQUES VITO

Um comentário:

  1. Eu achei perfeito. O plano de aula está super bem definido, claro e sucinto.
    Como trabalho com oficina, além da aula tradicional, também passei tangram para o 9º ano. Achei muito rico como complemento da matéria.
    Uma vez cheguei a passar para o 6º ano e percebi muito interesse e curiosidade da parte deles, apesar de acharem um tanto difícil e complicado.

    ResponderExcluir