terça-feira, 18 de junho de 2013

Plano de aula: Cálculos na resolução de problemas

Tema:
Cálculos na resolução de problemas.
Objetivo:
Fazer com que os alunos resolvam problemas usando o raciocínio lógico matemático para situações do seu cotidiano.
Justificativa:
Propor ao aluno solucionar problemas que envolvam conceitos matemáticos usados no seu dia a dia.
Conteúdo:
Resolução de problemas que envolvam conhecimentos básicos de matemática como soma, multiplicação, fração, porcentagem e proporção.
Metodologia:
Aulas expositivas com atividades contextualizadas envolvendo a realidade dos alunos.
Recursos:
Material dourado, jogos de frações, cartolina, tesoura, fita adesiva, lápis de cor, lousa, giz, régua.
Público Alvo:
Alunos do 7º ano.
Tempo estimado: 16 aulas.
Avaliação:
Contínua e progressiva observando a participação dos alunos.
Produto final: Exposição e apresentação dos trabalhos.

Elaborado por EDWIGES DO NASCIMENTO SANTOS  

4 comentários:

  1. Tema: Operações com frações

    Objetivos gerais:
    Aprender a fazer operações de soma, subtração, divisão e multiplicação com frações.

    Objetivos específicos:
    O aluno deve entender o que é fração e saber como juntá-la e separá-la de outra ou de números inteiros, usando as quatro operações básicas para isso.

    Justificativa:
    Levar o aluno a compreender o que é fração, como trabalhar com ela e como associá-la a números decimais, inclusive tendo a opção de transformá-la num decimal.

    Metodologia:
    Trabalhar com material de fácil manejo para se fracionar, cortando-os em pedaços para simular fração, e com jogo de dominó onde se tem as frações desenhadas e as numerais para que o aluno faça a associação entre elas, podendo visualizar e juntar o desenho ao número.

    Recursos:
    Papel e tesoura, barra como a de chocolate, disco de papelão como o de pizza, jogo de dominó específico de frações.

    Público alvo:
    6º ano / 5ª série

    Tempo estimado:
    Um bimestre.

    Avaliação:
    Distribuição de material, como folha de sulfite, pedir que se corte conforme a fração pedida, anotar em outra folha a forma numeral da fração obtida, fazer novamente com outra fração, depois juntar outras e separá-las, sempre com a devida anotação da forma numeral da fração obtida.
    Avaliação individual, percebendo a associação dos números (abstrato) com o material palpável, e suas operações.

    Produto final:
    Associação do abstrato com o concreto e domínio das operações básicas, com a exposição das operações em papel.

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  2. OI. AMEI. MAS COMO SERIA O PLANO DE AULAS BASEADO NA RESOLUCAO DE PROBLEMAS PARA O 11 ANO, REFERENTE AS LEIS DE NEWTON

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  3. ESTOU ELABORANDO UMA DISSERTACAO PARA O MESTRADO EM EDUCACAO E ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS. O OPONENTE EXIGE QUE EU DESENVOLVA UMA CONCEPCAO DIDACTICA, METODOLOGICA DE ESTUDO DA DINAMICA BASEADA NA RESOLUCAO DE PROBLEMAS NO ENSINO MEDIO.
    PECO VOSSA SUGESTAO

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