Tema:
Cálculos na resolução de problemas.
Objetivo:
Fazer com que os alunos resolvam problemas usando o raciocínio lógico matemático para situações do seu cotidiano.
Justificativa:
Propor ao aluno solucionar problemas que envolvam conceitos matemáticos usados no seu dia a dia.
Conteúdo:
Resolução de problemas que envolvam conhecimentos básicos de matemática como soma, multiplicação, fração, porcentagem e proporção.
Metodologia:
Aulas expositivas com atividades contextualizadas envolvendo a realidade dos alunos.
Recursos:
Material dourado, jogos de frações, cartolina, tesoura, fita adesiva, lápis de cor, lousa, giz, régua.
Público Alvo:
Alunos do 7º ano.
Tempo estimado: 16 aulas.
Avaliação:
Contínua e progressiva observando a participação dos alunos.
Produto final: Exposição e apresentação dos trabalhos.
Elaborado por EDWIGES DO NASCIMENTO SANTOS
Tema: Operações com frações
ResponderExcluirObjetivos gerais:
Aprender a fazer operações de soma, subtração, divisão e multiplicação com frações.
Objetivos específicos:
O aluno deve entender o que é fração e saber como juntá-la e separá-la de outra ou de números inteiros, usando as quatro operações básicas para isso.
Justificativa:
Levar o aluno a compreender o que é fração, como trabalhar com ela e como associá-la a números decimais, inclusive tendo a opção de transformá-la num decimal.
Metodologia:
Trabalhar com material de fácil manejo para se fracionar, cortando-os em pedaços para simular fração, e com jogo de dominó onde se tem as frações desenhadas e as numerais para que o aluno faça a associação entre elas, podendo visualizar e juntar o desenho ao número.
Recursos:
Papel e tesoura, barra como a de chocolate, disco de papelão como o de pizza, jogo de dominó específico de frações.
Público alvo:
6º ano / 5ª série
Tempo estimado:
Um bimestre.
Avaliação:
Distribuição de material, como folha de sulfite, pedir que se corte conforme a fração pedida, anotar em outra folha a forma numeral da fração obtida, fazer novamente com outra fração, depois juntar outras e separá-las, sempre com a devida anotação da forma numeral da fração obtida.
Avaliação individual, percebendo a associação dos números (abstrato) com o material palpável, e suas operações.
Produto final:
Associação do abstrato com o concreto e domínio das operações básicas, com a exposição das operações em papel.
Muito bom
ResponderExcluirOI. AMEI. MAS COMO SERIA O PLANO DE AULAS BASEADO NA RESOLUCAO DE PROBLEMAS PARA O 11 ANO, REFERENTE AS LEIS DE NEWTON
ResponderExcluirESTOU ELABORANDO UMA DISSERTACAO PARA O MESTRADO EM EDUCACAO E ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS. O OPONENTE EXIGE QUE EU DESENVOLVA UMA CONCEPCAO DIDACTICA, METODOLOGICA DE ESTUDO DA DINAMICA BASEADA NA RESOLUCAO DE PROBLEMAS NO ENSINO MEDIO.
ResponderExcluirPECO VOSSA SUGESTAO